Os laudos meteorológicos são um conjunto de informações reunidas em um documento que fornecem um atestado das condições meteorológicas e como estão estabelecidas essas condições em um determinado local. Eles são utilizados por diferentes setores da economia cujas atividades são diretamente afetadas pelo clima.
Assim, este texto explica como os laudos meteorológicos funcionam, quais os principais segmentos que utilizam esse documento e sua importância para os negócios e para a sociedade.
O que são os laudos meteorológicos?
Laudos meteorológicos são documentos que contêm informações sobre a atmosfera e o clima. Esses documentos podem ser usados para comprovar eventos climáticos, reduzir os impactos para alguns segmentos da sociedade e ajudar executivos a tomarem decisões de negócios.
Um exemplo é o caso da geração de energia fotovoltaica, que depende de informações sobre a potencialidade da luz solar disponível na região para gerar eletricidade.
Os principais setores de mercado para atuação dos laudos meteorológicos são:
- Agricultura
- Energia
- Indústria
- Construção civil
- Seguros
Tipos de laudos meteorológicos
A abordagem de cada laudo meteorológico pode mudar de acordo com a finalidade dele, dando destaque para diferentes tópicos. Como exemplo, existem três principais tipos:
– Laudo meteorológico para análise de risco climático: é um documento em que o especialista avalia o risco que ocorrerá em um prazo pré-estabelecido com base nos dados do clima. Essa análise é destinada a indivíduos, organizações e comunidades que necessitam se proteger contra eventuais catástrofes naturais.
– Laudo meteorológico para gestão da qualidade ambiental: esse tipo de laudo serve para avaliar os impactos da qualidade ambiental das atividades humanas sobre o meio ambiente.
– Laudo meteorológico para comprovação de sinistro: esse formato é utilizado em caso de sinistro por condições climáticas extremas devido à exigência de certidão meteorológica para comprovação do ocorrido e posterior pagamento de estragos por parte das seguradoras.
As seções mais importantes presentes nesses documentos são: descrição do cenário atmosférico, previsão climática e alertas de fenômenos meteorológicos adversos. Isso porque elas contêm as informações-chave para a análise climática.
A importância dos laudos meteorológicos
As informações contidas nos laudos meteorológicos são fundamentais para a tomada de decisões. Isso porque esse tipo de estudo permite que sejam tomadas medidas preventivas, minimizando os possíveis danos causados por uma situação climática adversa.
Os laudos meteorológicos podem ser divididos em dois grupos: o estudo de previsão e o estudo de desastres e emergências. As informações contidas neles são fundamentais para a tomada de decisões, especialmente porque esses tipos de estudo permitem que sejam adotadas medidas preventivas, minimizando os possíveis danos causados por uma situação climática adversa.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os fenômenos meteorológicos adversos são classificados em sete categorias:
- Granizo: precipitação e pedaços irregulares de gelo com um diâmetro de cinco milímetros ou mais, são considerados granizo.
- Enchente repentina: inundação que acontece muito rapidamente, com pouca ou nenhuma possibilidade de um alerta antecipado e que, em geral, resulta de chuva intensa sobre uma área relativamente pequena.
- Geada: depósito de gelo cristalino, em forma de agulhas, prismas ou escamas sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar.
- Neve: precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral em forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera
- Onda de Calor: período desconfortável e excessivamente quente, onde a temperatura deve estar acima 32º C em pelo menos 10 estados e, no mínimo, cinco graus acima do normal em partes daquela área durante dois dias ou mais.
- Tornado: Coluna giratória e violenta de ar que entra em contato com a extensão entre uma nuvem convectiva e a superfície da Terra. É a mais destrutiva de todas as tempestades na escala de classificação dos fenômenos atmosféricos.
- Seca: clima excessivamente seco numa região específica. Deve ser suficientemente prolongado para que a falta de água cause sério desequilíbrio.
Todos esses eventos podem gerar riscos e desastres como, por exemplo, inundações e incêndios. Portanto, análises rigorosas e independentes de informações meteorológicas pertinentes e atuais são de extrema importância para empresas e para a sociedade como um todo.
Quem pode criar esses documentos?
Esse tipo de documento é elaborado por meteorologistas. Em casos de sinistro por parte das seguradoras, os laudos devem, obrigatoriamente, serem emitidos por empresas registradas em um Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a partir de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Por isso, contar com o apoio de especialistas garante a qualidade e precisão necessárias para a tomada de decisão correta e resolução de problemas eficaz. A Nottus Meteorologia conta com profissionais experientes e responsáveis por criar laudos meteorológicos precisos e de qualidade para diversos segmentos.
Clique aqui e entre em contato com os especialistas da Nottus.